Lista de Vez Digital

O varejo está mudando e as empresas estão se reinventando, com o uso da tecnologia para acompanhar essa evolução.

Grandes empresas que funcionavam apenas em loja física, hoje vendem por meio de aplicativo e e-commerce.

Isso, em partes, reflete a necessidade de atender melhor ao consumidor moderno, que cada vez mais tem um comportamento digital.

Além dessa digitalização dos negócios, grandes lojas estão investindo em tecnologia dentro do próprio ponto de venda.

Algumas empresas começaram a adotar sistemas de controle de estoque e recursos de automação comercial.

Com essa realidade, fica evidente que usar tecnologia hoje não é uma espécie de modismo, mas um comportamento de sobrevivência.

Quem não se adaptar a esse contexto de inovação, será superado pela concorrência mais visionária.

Mas se você não quer passar por isso, preste atenção nos próximos parágrafos!

As empresas acreditam no poder da união entre varejo e tecnologia

O uso da tecnologia no varejo é uma tendência mundial. Uma pesquisa americana sobre a indústria varejista global, o RETAIL VISION STUDY, traz um dado sobre esse futuro.

De acordo com o relatório divulgado em 2017, 70% das empresas, até 2021, terão alguma tecnologia adotada em um dos seus processos de atendimento e venda.

Um exemplo atual de varejo e tecnologia é a Amazon Go, nos Estados Unidos. Com um mix de produtos diversificado, a loja física trocou os check-outs pela automação.

Ao pegar um produto da prateleira, o cliente não precisa passar por um caixa, pois a conta é enviada automaticamente para o cartão de crédito dele.

A Starbucks, famosa rede de cafeteria, também inovou trazendo uma tecnologia para seu atendimento.

A empresa lançou um aplicativo de pagamento no Brasil, permitindo o cliente comprar o produto na loja da marca e pagar por ele no seu próprio Smartphone.

A proposta é eliminar as filas de espera e reduzir o tempo de transação.

Aprendendo sobre inovação com a Polishop

A Polishop, bastante conhecida pelas suas propagandas televisivas, nos ensina sobre varejo e tecnologia. Para seu fundador, João Appolinário, muito além de adotar tecnologia, inovar é pensar em novas maneiras de atender ao consumidor final.

Esse é o verdadeiro olhar sobre o papel da inovação nos negócios.

A Polishop se destacou ao fazer algo que é o desafio das grandes lojas: colocar os mesmos produtos, com os mesmos preços, em canais diferentes, com destaque para o e-commerce.

A proposta de valor é atender ao consumidor em todos os lugares em que ele estiver: internet, televisão, telefone, ponto de venda.

Os principais benefícios da tecnologia para o varejo

A tecnologia ajuda a evitar perdas com pequenos furtos.

Combater furtos sempre foi um desafio para supermercados e grandes lojas de atacado. Um ou três funcionários dificilmente dariam conta de supervisionar um estabelecimento inteiro. Mas com tecnologias avançadas, é possível fazer esse monitoramento de forma ampla e precisa.

A tecnologia também auxilia no corte de custos operacionais. É possível substituir trabalhos altamente manuais por processos automatizados que executam tarefas, com muito mais economia de tempo.

Apesar desses serem os principais benefícios, a tecnologia pode ajudar em outras estratégias de venda e atendimento.

Coleta e organização eficiente de dados sobre atendimento

O grande desafio das lojas é conhecer seus clientes para saber fazer a abordagem mais eficiente dentro de cada perfil. Pelo fato de, às vezes, haver muitos consumidores, essa alta rotatividade de pessoas no estabelecimento, torna trabalhoso o processo de coletar e analisar dados sobre todos eles, manualmente.

Mas a tecnologia ajuda empresas a coletar dados dentro de processos ágeis. A implantação de um CRM é um exemplo desse tipo de inovação.

Trata-se de um sistema que auxilia na gestão do relacionamento com o consumidor, organizando dados importantes sobre ele, como frequência de compra, poder aquisitivo e localização.

Decisões com resultados previsíveis

Com a necessidade de fazer o negócio crescer, empresas constantemente precisam tomar decisões importantes. Entre essas decisões, podemos citar o lançamento de novos produtos, definição de programas de fidelidade para a retenção dos cliente e treinamento dos funcionários.

A tecnologia também tem um papel fundamental nesse contexto. Por exemplo, com uma base de dados sobre o perfil dos clientes, lojas podem fazer lançamentos assertivos e ajustar as estratégias de fidelização.

Também passa a orientar melhor a equipe de venda sobre os melhores estilos de abordagens para cada tipo de consumidor.

Gestão mais eficaz do Ponto de Venda

Hoje já existe tecnologia que permite monitorar o fluxo de clientes dentro do ponto de venda. O que antes era um desafio, saber quantos consumidores entraram e compraram algo na loja, hoje em dia é um processo mensuravelmente preciso.

E qual o grande benefício de uma inovação como essa para sua loja física? Esses dados auxiliam na definição das táticas de venda. Sabendo os picos de fluxo dentro do PDV, é possível criar ofertas personalizadas para esse momento e aumentar a rotatividade de produtos nas prateleiras.

Estoque com menos risco de perdas

A gestão do estoque é outro desafio presente no varejo. As lojas tendem a lidar com excesso de dados. Processos como pedido de compra, contagem e precificação de mercadoria, exigem o registro detalhado de muita informação.

Esses processos são fundamentais para manter o fluxo de venda e a satisfação dos clientes em poder encontrar o produto desejado.

Nesse contexto, excesso de informação é um problema. Mas, quando varejo e tecnologia trabalham juntos, esse quadro se ameniza. E já existem softwares que armazenam e documentam dados de forma ágil e organizada. Como as informações ficam em nuvem, a empresa não corre o risco de perder dados tão importantes para seu marketing.

Use o poder da tecnologia para transformar sua loja

A tecnologia resolve muitos problemas relacionados a venda e a atendimento. A proposta desse artigo foi mostrar isso para você.

Com uma boa ferramenta em mãos, é possível aprimorar serviços, cortar custos operacionais e ainda aumentar a lucratividade do negócio.

Quer implantar uma tecnologia que ajude sua loja a alcançar esses resultados? Conheça a Lista de Vez!

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Boas Vendas!!!